Noticias

. DEIXE O SEU COMENTÁRIO O SORTEIO SERÁ NO PRÓXIMO SABADO DIA 26 DE MARÇO !

sábado, 11 de dezembro de 2010

Mensagem do Pastor Jabis. " AUTORIZA A BÍBLIA O REBATISMO? "


Entre os evangélicos em geral há uma ideia de que a Bíblia não endossa a prática do rebatismo, e usam o texto de Efésios 4:5, onde o apóstolo Paulo diz que “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Por outro lado há outro texto nas Sagradas Escrituras em que o próprio Paulo batiza pela segunda vez alguns discípulos de João. Este relato está em Atos 19:1-5. Você agora pode perguntar: Afinal, como entender esse texto de Efésios 4:5, onde o Paulo afirma que há um só batismo?Em primeiro lugar este verso não fala a quantidade de batismo e sim da qualidade do mesmo. Pois se não for assim, nós não podemos ter fé na Bíblia Sagrada e em Jesus ao mesmo tempo, pois há uma só fé! Claro que não é isso que o verso diz, fala sim da unidade da fé.
Em segundo lugar, se o rebatismo fosse contrário a vontade de Deus, porque o próprio Paulo praticou o rebatismo em Atos 19:1-5?
Em terceiro lugar se batismo é uma aliança que a pessoa faz com Cristo e com a Sua igreja, a partir do momento em que essa aliança é quebrada como restaurá-la? Não seria mais apropriado se batizar novamente?
Portanto, usar esse verso de Efésios para dizer que é invalido se batizar novamente é um equivoco muito grande. Como vimos, esse verso de Paulo nada diz sobre a quantidade de Batismo e sim da qualidade do mesmo. O apóstolo aqui quer mostrar que só há um batismo válido: Aquele que a pessoa se arrepende dos seus pecados, crê em Jesus e em sua verdade e é batizada por imersão em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, não importando a quantidade do mesmo.
Na maioria dos casos (não cabe a ninguém julgar quais) em que a pessoa não aceita o rebatismo, o que a impede é uma crença em uma tradição sem fundamento.
O manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia diz que “quando uma pessoa removida da comunhão da igreja quer voltar a ser membro, essa readmissão normalmente é precedida pelo rebatismo”. (Pág. 42 e 199). Apenas nos casos em que o individuo vem de outra denominação cristã e nesta, ele foi batizado por imersão, a igreja pode aceita-lo por profissão de fé, se assim ele insistir. Isso é justificado pelo fato de que antes ele não tinha toda a compreensão da verdade. (Manual da Igreja, pág. 41 e 43).
Espero que isso seja esclarecedor para você!
Feliz Sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário